Acta da Reunião de Assembleia Geral das Olimpíadas Internacionais de Informática presididas na Universidade de

Wisconsin Parkside, Wisconsin de 16 a 23 de Agosto de 2003

 

Presentes: Líderes das Equipas, Líderes Delegados, Observadores, membros do Comité Internacional das IOI, o Comité Científico Internacional, os Comités Científico e Organizadores das IOI2003.

 

1.0               Boas Vindas

O Presidente do Comité Internacional das IOI, Prof. Ha-Jine Kimn, estendeu as boas vindas a todos os presentes. Seguidamente, passou a reunião para o Director Executivo das IOI, Lionel Hartmann, que iria ser o Presidente da GA.

2.0               Pedidos de Desculpa

Nenhum pedido de desculpa por ausência foi recebido.

3.0               Confirmação de Acta

As actas das reuniões das IOI presididas na Coreia de 18 a 23 de Agosto de 2002 foram circuladas antes desta reunião e foram unanimemente aprovadas em Assembleia-Geral (GA).

4.0               Nomeação dos Escrutinadores das Eleições

A Assembleia-Geral aprovou que os escrutinadores para as Eleições seriam quaisquer Presidentes das IOI presentes nestas Olimpíadas que não estejam envolvidos na Eleição. Os escrutinadores foram confirmados como sendo Ries Kock (Países Baixos), Gokturk Ucoluk (Turquia), Jari Koivisto (Finlândia) e Ha-Jine Kimn (Coreia).

5.0        Nomeações para o IC e ISC

Nomeações para Eleição para o IC e o ISC foram mantidas abertas até depois da Assembleia-Geral em 20 de Agosto de 2003.

As Nomeações seguintes foram finalmente recebidas pela data final:

Comité Internacional (IC): Valentina Dagiéne (Lituânia), Zide Du (China) e Dr Wolfgang Pohl (Alemanha)

Comité Científico Internacional: Kressimir Malnar (Croácia) e Ismail Toroslu (Turquia)

6.0         Regras e Regulamentos do Concurso

O Dr. Greg Galperin, Presidente do Comité Científico, tabelou as Regras e Regulamentos aplicáveis a esta Olimpíada. Após serem discutidas estas foram aprovadas em Assembleia-Geral.

7.0         Apresentação das Tarefas (Dia 1)

O Dr Greg Galperin e a sua equipa apresentaram as Tarefas seleccionadas para o Dia 1. Foram dados aos Delegados 45 minutos para as estudarem, submeter objecções, perguntas e inquéritos antes que elas fossem abertas para discussão. Depois de alguma discussão e emendas menores, as Tarefas seguintes foram aprovadas em Assembleia-Geral:

Path Maintenance (“Manutenção do Caminho”)

Comparing Code (“Comparando Código”) e

Reverse (“Reverter”)

8.0         Relatório (Dia 1)

Membros do Comité Científico Anfitrião receberam apelos escritos dos Líderes de Equipa e após discussão eles foram resolvidos à satisfação de todos.

9.0          Apresentação das Tarefas (Dia 2)

O Dr Greg Galperin e a sua equipa apresentaram as Tarefas seleccionadas para o Dia 2. Foram dados aos Delegados 45 minutos para as estudarem, submeter objecções, perguntas e inquéritos antes que elas fossem abertas para discussão. Depois de alguma discussão e emendas menores, as Tarefas seguintes foram aprovadas em Assembleia-Geral:

Guess (“Adivinha”)

Robots (“Robôs”) e

Boundary (“Fronteira”)

10.0            Relatório (Dia 2)

Membros do Comité Científico Anfitrião receberam apelos escritos dos Líderes de Equipa e após discussão eles foram resolvidos à satisfação de todos.

11.0            Emendas aos Estatutos, Explicações e Apêndices

11.1      O Dr Richard Forster levou os membros da GA através das mudanças propostas aos Estatutos das IOI. Estas foram todas circuladas antes da reunião. Todas as mudanças foram aprovadas.

11.2      No seguimento de propostas recebidas nas IOI e após discussão do IC uma proposta foi apresentada à GA pelo Presidente do ISC, Dr. Tom Verhoeff, para criar uma função adicional dentro do ISC para tratar de e focar-se especificamente nos aspectos Técnicos das IOI. O incumbente, que seria nomeado pelo IC, requererá a aprovação da GA. Esta proposta foi aprovada em GA por unanimidade.

12.0            Relatório do Director Executivo

O Director Executivo das IOI, Lionel Hartmann, tabelou o seu relatório de Actividades, Finanças e Orçamento para 2003/04. Estes foram todos circulados antes das IOI e foram disponibilizados aos membros da Assembleia-Geral após Registo. Ele realçou algumas das actividades mais importantes do ano. A Assembleia-Geral aprovou o Relatório, Finanças e Orçamento.

Uma taxa de Registo de US$300 foi recomendada para 2004 pelo IC. Esta taxa foi aprovada em GA, com um voto contra. Tal como no passado os países podem pedir uma isenção ou redução desta taxa.

13.0            Resultados e Confirmação das medalhas

O Comité Científico Anfitrião tabelou e mostrou gráficos dos resultados globais dos dois dias de competição. O ponto de transição para medalhas foi aprovado pela GA a 132. Nesta base, 24 Medalhas de Ouro, 45 de Prata e 63 de Bronze foram atribuídas.

14.0            Anúncio do Anfitrião Futuro

O Presidente do Comité Internacional, Prof Ha-Jine Kimn, anunciou que o país anfitrião para 2007 seria a Croácia. Ele agradeceu ao Egipto pela sua decisão de adiar a sua oferta para ser anfitrião, no melhor interesse das IOI.

15.0            Eleição do membro do IC

Os três nomeados para esta posição foram permitidos três (3) minutos para falar em Assembleia-Geral. Votação secreta, observada pelos escrutinadores, tomou lugar. Os resultados foram anunciados como sendo os seguintes:

Abstenções                     5

Zide Du                        13

Valentina Dagiéne         14

Wolfgang Pohl              33

Wolfgang Pohl foi anunciado como o novo membro do IC para 2004/5/6.

16.0            Eleição do membro do ISC

16.1      Os dois nomeados para esta posição foram permitidos três (3) minutos para falar em Assembleia-Geral. Votação secreta, observada pelos escrutinadores, tomou lugar. Os resultados foram anunciados como sendo os seguintes:

Abstenção                      1

Kressimir Malnar          20

Ismail Toroslu               39

Ismail Toroslu foi anunciado como o novo membro do ISC para os próximos 3 anos.

16.2      Em luz da aceitação (em referência ao Item 11.2) da nova posição de Presidente do Grupo de Trabalho Técnico (Technical Working Group) das IOI dentro do ISC, foi pedida a aprovação da Assembleia-Geral da seguinte recomendação do IC:

Que Jyrki Nummenmaa da Finlândia seja aprovado como Presidente. Esta recomendação foi aprovada em GA por unanimidade.

16.3       O Presidente da GA pediu a aprovação de que todos os formulários dos boletins de votos fossem destruídos. Isto foi aprovado.

17.0            Outros Assuntos

17.1      O Presidente do IC, o Prof Ha-Jine Kimn, anunciou que existiam dois candidatos para a posição de Director Executivo das IOI – Lionel Hartmann e Kim Schrijvers. Após uma discussão e voto secreto, o IC aprovou a re-eleição de Lionel Hartmann como Director Executivo para um período de mais 3 anos. Lionel Hartmann agradeceu ao IC e à Assembleia-Geral pelo seu suporte e prometeu que ele iria continuar a servir as IOI da melhor forma possível. Ele agradeceu a Kim Schrijvers (Países Baixos) pela forma com que aceitou o resultado e prometeu utilizar as suas capacidades e talentos no futuro.

17.2      O Presidente das IOI 2003, Don Piele, agradeceu aos membros da GA pela sua participação nas IOI.

Ele mencionou que desejava que eles tivessem gostado da sua visita à Universidade de Wisconsin  Parkside e aos EUA. Foi o seu prazer e honra ter sido o anfitrião.

17.3      O Presidente da GA, Lionel Hartmann, anunciou que as datas finais para as IOI 2004 em Atenas,

Grécia, ainda não tinham sido finalizadas. Estas datas serão confirmadas dentro de um mês destas IOI.

18.0      Encerramento

O Presidente agradeceu aos membros da GA pelas suas valiosas contribuições para o funcionamento da Assembleia. O programa correu sem falhas e isto deveu-se à maturidade dos membros da GA. Ele ofereceu um prémio pessoal a Wolfgang Pohl (Alemanha) como o indivíduo que teve a contribuição mais positiva para o funcionamento eficaz da GA. Não havendo outro assunto, ele encerrou formalmente as reuniões da Assembleia-Geral das IOI 2003.